Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 3 de março de 2013


Advogado americano ameaça processar Bento XVI e cardeal mexicano por "abuso de menores"

Da Lusa

O advogado norte-americano Jeef Anderson, que representa centenas de vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes católicos, anunciou em declarações à CNN que vai processar o papa Bento XVI por violação de direitos humanos. Em declarações à cadeia televisiva norte-americana na noite de quarta feira (27/02), Anderson, fundador da Jeff Anderson e Associados em St. Paul, Minnesota, considerou que o papa Bento XVI e o cardeal mexicano Norberto Rivera Carrera "merecem estar na prisão" e disse que já decorrem recursos em tribunais dos Estados Unidos e no tribunal de Haia por violação dos direitos humanos de menores. 

Num artigo de opinião divulgado nesta quinta-feira (28/02) na página da internet da CNN, o advogado considera ainda que "a autoridade moral e o futuro da Igreja Católica Romana" dependem da "necessária abordagem do novo papa face aos abusos sexuais de crianças cometidos nas suas fileiras".

De acordo com o diário digital mexicano Sin Embargo, que hoje destaca as declarações do advogado do Minnesota, Rivera Carrera poderá comparecer perante e justiça em abril, quando for iniciada a parte judicial do processo contra o cardeal de Los Angeles, Roger Mahoney. O cardeal mexicano terá de esclarecer a sua suposta ligação a um escândalo de abusos sexuais a menores no interior da igreja católica mexicana.

O cardeal mexicano encobriu na década de 1980, quando era bispo em Tehuacán, estado de Puebla, abusos sexuais a menores que o padre Nicolás Aguilar Rivera teria cometido no México e Estados Unidos, segundo correspondência epistolar que manteve com o cardeal Roger Mahony, e divulgada em janeiro por ordem de um tribunal de Los Angeles que investiga os casos.

Numa das cartas, Norberto Rivera Carrera indica que conhecia as tendências pedófilas e a homossexualidade do padre Aguilar Rivera.

Em 31 de janeiro, recorda ainda o diário Sin Embargo, o arcebispo de Los Angeles, José Gómez, destituiu Mahony de todas as suas funções, por não ter denunciado "algumas das centenas de casos de abusos sexuais de menores" cometidos por sacerdotes e pela "má gestão" desta questão.

Na sequência de denúncias de familiares das vítimas, Mahony foi acusado pelo fato de a Igreja ter contribuído para atrasar a detenção de Aguillar Rivera ,que assim conseguiu escapar para o México, sendo suspenso posteriormente, e encontrando-se atualmente "desaparecido".

O ex-sacerdote da arquidiocese do México, Alberto Athié, já pediu publicamente que o cardeal mexicano não esteja presente na Capela Sistina para votar o sucessor de Bento XVI.

Diversas organizações católicas também solicitaram que o cardeal norte-americano Roger Mahony não compareça em Roma pelos mesmos motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário