Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 16 de março de 2013


ANTIRRETROVIRAIS

Estudo com adultos aponta novos casos de ‘cura’ do HIV

Após receber o tratamento, 14 adultos que participaram do estudo ainda carregam traços do vírus, sem, no entanto, apresentar os sintomas da doença

Boas notícias. Um estudo feito na França conseguiu se aproximar da cura da AIDS. O estudo, conhecido como Visconti, tratou com antirretrovirais 14 adultos infectados com o vírus HIV. Ao final do tratamento, os adultos foram considerados “funcionalmente curados”, o que significa que ainda carregam traços do vírus, mas não apresentam os sintomas, mesmo após a interrupção do tratamento.

A descoberta encorajadora chega semanas após o anúncio do caso do bebê do Mississipi, que foi considerado curado do vírus após ter sido submetido ao tratamento com antirretrovirais horas após o nascimento.

Segundo os pesquisadores, a chave para o sucesso do tratamento é começar cedo. Os 14 adultos infectados receberam o tratamento cerca de 10 semanas após a infecção e continuaram por alguns anos até a interrupção, feita sob supervisão médica.

Após suspender os anti-retrovirais, os adultos ainda apresentavam traços de HIV no sangue, porém, em níveis tão baixos que o próprio corpo foi capaz de mantê-los sob controle, sem a necessidade de drogas.

Publicado no periódico PLoS Pathogens, o estudo conduzido por Christine Rouzioux, da Universidade Paris Descartes, sugere que a remissão a longo prazo seja possível em pelo menos 15% dos infectados tratados precocemente. No futuro, o Visconti pode ser considerado um divisor de águas nas pesquisas de tratamento do HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário