Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 13 de março de 2013


Apelo por atenção à questão do HIV e utilizadores de drogas injetáveis

Ouvir / Baixar
Cerca de 1 mil representantes governamentais e da sociedade civil discutem uma proposta de resolução em Viena; entre 15 a 16 milhões de pessoas consomem o tipo de drogas em mais de150 países.
Uso de drogas injetáveis. Foto: Adrian Clark – Onusida.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Um projeto de resolução a pedir mais esforços para reduzir o HIV deve ser discutido na Comissão de Entorpecentes que decorre na capital austríaca, Viena, até esta sexta-feira.
A medida deve integrar a série de abordagens sobre uso de drogas e o vírus que integram a reunião, destacou uma nota do Programa Conjunto de Combate ao HIV/ Sida, Onusida.
População
O Escritório da ONU sobre Drogas e o Crime, Unodc,  aponta que, em  49 países a prevalência do HIV entre utilizadores de drogas injetáveis é pelo menos 22 vezes superior ao da população infetada de 11 nações.
No relatório do ano passado, a agência situa entre 15 a 16 milhões o número de pessoas que injetam drogas em 151 países. Cerca de 3 milhões de utilizadores viviam com HIV, até 2008.
Agenda
No evento, o diretor executivo do Unodc, Yury Fedotov, pediu que o  uso de drogas e o HIV tenham destaque na agenda global.
O representante sublinhou que a transmissão do vírus através do uso de drogas injetáveis continua a ser um dos principais desafios globais não resolvidos a par do estigma, da discriminação e da falta de acesso aos serviços.
Dirigindo-se a cerca de mil representantes governamentais e da sociedade civil, Fedotov pediu que a agenda de desenvolvimento pós-2015 coloque o desafio da epidemia no contexto da saúde e dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário