Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 20 de março de 2013


Comissão da ONU quer mais mulheres conectadas às TICs

Ouvir Baixar
Em encontro no México, grupo defende maior acesso feminino às tecnologias da informação e comunicação; meta da "igualdade da banda larga" deve ser alcançada até 2020.
Comissão reunida no México. Foto: UIT
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
Durante uma reunião neste domingo, na Cidade do México, a Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital definiu uma nova meta para aumentar o acesso feminino às tecnologias da informação e da comunicação, TICs.
O objetivo é alcançar a "igualdade de gênero no acesso à banda larga até 2020". Dados da União Internacional das Telecomunicações, UIT, confirmam que no mundo em desenvolvimento, as mulheres têm menos contato com a tecnologia do que os homens.
Desequilíbrio
Segundo o secretário-geral da agência da ONU, o "acesso feminino às TICs e em especial à banda larga deve estar no pilar na agenda do desenvolvimento global pós-2015".
Hamadoun Touré ressaltou que levantamentos da UIT, da Unesco e do Pnud mostram "com clareza uma diferença no acesso à tecnologia e é preciso reparar esse desequilíbrio para garantir que todas as pessoas tenham a autonomia de tomar controle de seus destinos por meio das TICs".
Iniciativas
A nova meta foi o primeiro resultado decisivo do Grupo de Trabalho sobre Gênero da Comissão de Banda Larga. A iniciativa foi lançada em Nova York, no ano passado, pela atriz e enviada especial da UIT, Geena Davis.
O grupo deverá implementar um projeto para rastrear iniciativas de gênero e tecnologia em todo o mundo e apresentar os primeiros resultados na próxima reunião da Comissão, em setembro.
No encontro da Comissão da Banda Larga, no México, foi criado também um grupo de tarefas sobre os objetivos pós-2015 e o futuro das Metas de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário