Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 1 de março de 2013


Entenda o ECA com a Cidade dos Direitos

Profissionais e interessados em entender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) contam com uma importante ferramenta de trabalho e aprendizagem. É a Cidade dos Direitos, um portal que explica de forma didática e com uma linguagem acessível a estrutura e o espírito do ECA, incluindo uma visão mais prática da lei. Ela foi desenvolvida pelo Portal Pró-Menino em parceria com o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos principais colaboradores e redatores do ECA.

O portal usa a estrutura de uma cidade para traçar um paralelo com o ECA. O marco zero é a Praça da Proteção Integral, de onde partem e para onde convergem todas as ruas e avenidas da cidade, que se divide em quatro zonas. Cada uma representa uma linha de ação da política de atendimento estabelecida pelo ECA que, juntas, possibilitam a proteção integral da criança e do adolescente. São elas: Políticas de Garantia de Direitos, Políticas Sociais Básicas, Políticas de Proteção Especial e Políticas de Assistência Social.
Cada avenida é cortada por ruas que representam os elementos básicos daquela política de atendimento. À medida que o visitante percorre as ruas, ele se depara com edifícios e casas que representam programas e serviços oferecidos em cada um dos temas. Todos os lugares podem ser visitados.
No decorrer da navegação, vários personagens surgem para apresentar a Cidade dos Direitos e fornecer alguma explicação. Por meio dos recursos disponibilizados no portal, o visitante pode escolher como quer conhecer a Cidade: por meio de um mapa que permite a navegação livre ou por meio de uma excursão que passa por cada uma das ruas, seguindo uma sequência previamente escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário