Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 17 de março de 2013


Felicidade se aprende na escola

Mistura de filosofia e auto-ajuda, School Of Life ensaia chegada definitiva ao Brasil com um curso intensivo em São Paulo

por João Mello
Editora Globo
David Baker // Crédito: Divulgação
Enquanto dava a entrevista à GALILEU, David Baker estava na costa caribenha do México. Aos 48 anos, ele resolveu se tornar um instrutor profissional de mergulho e trabalhar por dois meses em uma loja de equipamentos de mergulho – como estagiário. “É interessante ser a pessoa menos experiente da organização”, ele explica, “além disso, normalmente, meu trabalho se limita a digitar em um teclado, então é sempre bom fazer uma atividade manual”. Essa repulsa ao marasmo da rotina, aliada a incessante busca por motivação no trabalho são ótimos exemplos do que David ensina na School Of Life, escola sediada em Londres que carrega a humilde missão de “ensinar as pessoas a viver melhor”.
Com aulas com nomes como: “Trabalho: Como Equilibrá-lo Com A Vida” e “Como Perceber Seu Potencial”, a School Of Life está desembarcando no Brasil: entre os dias 5 e 9 e abril acontece um curso intensivo em São Paulo. O filósofo suíço Alain de Botton, fundador da escola, escolheu nosso país por considerar o brasileiro um povo de mente aberta – ele pretende abrir uma unidade fixa por aqui em breve. Confira abaixo as dicas do professor David Baker para uma vida mais leve e as expectativas dele para o encontro com os alunos brasileiros. 

Você é professor da aula “Como Ser Confiante”. A pergunta é: como?
David Baker: Nossas aulas não são do tipo “5 passos para a felicidade”, nós apenas oferecemos novos jeitos de pensar. Vou te falar dois jeitos. O primeiro é parar com essa ideia de que as pessoas são alguma coisa: ela é engraçada, ele é péssimo em matemática. Esse é um jeito muito limitado de enxergar as pessoas – e de enxergar a nós mesmos. Com treinamento, motivação e ajuda, qualquer pessoa pode fazer quase qualquer coisa. Eu ter me tornado um instrutor de mergulho é uma prova disso! O segundo jeito de pensar vem de um escrito chamado Timothy Gallwey. Ele dizia que performance = potencial – interferência. Nosso potencial é infinito, mas temos que prestar atenção nas coisas que atrapalham. Uma pessoa que quer falar bem em público talvez não precise de uma aula de oratória. Entender e tentar remover as causas dessa ansiedade e desse medo de passar por ridículo pode ser um jeito mais inteligente de encarar o problema. 

Pode contar a história de alguém que teve a vida transformada por causa de uma aula da School Of Life?
David Baker: Teve uma pessoa que frequentou uma aula que eu dou sobre confiança. Com o tempo, essa pessoa percebeu que era muito talentosa, mas que estava num emprego bem abaixo de suas qualidades. E daí caiu a ficha que o jeito que ele se comunicava no trabalho, principalmente com pessoas importantes, impedia que os outros vissem como ele era bom. Ele parecia muito quieto, sem talento. Então ele passou a pensar em cada palavra que usava, começou a conversar com gente do alto escalão da mesma maneira que falava com os amigos. Funcionou perfeitamente: ele conseguiu o emprego dos seus sonhos. 

Quais diferenças você espera encontrar entre o público brasileiro e o europeu? O conteúdo das aulas será diferente?
David Baker: O conteúdo será o mesmo. Os alunos é que serão diferentes: os brasileiros opinam com mais facilidade. Na Inglaterra as pessoas demoram mais para dizer o que pensam, preferem escutar. Acredito que no Brasil serei interrompido com mais frequência, o que é bom, porque assim a aula rende mais. A School Of Life não é uma universidade – nas nossas aulas o conhecimento está nas pessoas.
SERVIÇO: 
Endereço: Espaço Editora Amarello - Rua Líbero Badaró, 336 - 4º andar - Centro (São 
Paulo) 
Datas: de sexta-feira (05.04) a terça-feira (09.04) 
Horário: das 10h às 18h 
Preço: R$ 2.900,00 
Vagas limitadas (25) 
Aulas em Inglês e Português (não haverá tradução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário