Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 23 de março de 2013


Mensagem da ONU Mulheres Brasil pelo 21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Mulheres afrodescendentes: uma batalha em duas frentes

Hoje, 21 de março, celebra-se uma data especial para o Brasil: o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O país tem a segunda maior população de afrodescendentes do mundo, com 95 milhões de pessoas.

Durante uma reunião de alto nível na 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2011, os líderes mundiais adotaram uma declaração para reafirmar o seu apoio político para a plena implementação da Declaração de Durban e seu Programa de Ação - um quadro de medidas para combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância.

A Declaração da Conferência Mundial contra o Racismo de Durban, na África do Sul, em 2001, confirmava que as pessoas de ascendência africana são especificamente vítimas de racismo e continuam a sofrer discriminação racial como parte do legado de comércio transatlântico de escravos. Nas Américas, há aproximadamente 200 milhões de pessoas de ascendência africana. Milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente Africano.

O dia 21 de março nos oferece uma oportunidade para renovar nosso compromisso na luta contra o racismo e a discriminação racial. Juntamente com o racismo, vem o sexismo: as mulheres afrodescendentes ainda enfrentam fortes obstáculos em todos os âmbitos para uma vida de plenos direitos.

As barreiras impostas pela discriminação racial estão presentes em todos os lados, seja no acesso à Saúde, Educação, Habitação, e no acesso ao mercado de trabalho. No Brasil, estima-se que a presença de mulheres negras em cargos de gestão em empresas é quase inexistente: apenas 0,5% das mulheres negras estão em cargos executivos, 2% na direção de instituições e 5% em funções de supervisão, de acordo com um estudo de 2010 do Instituto Ethos.

Apesar de alguns progressos, como a legislação que o transformou em crime hediondo, o racismo continua a ser uma ameaça presente na sociedade brasileira e uma grave violação aos direitos humanos.

Ao longo dos anos, a ONU Mulheres Brasil tem apoiado organizações políticas na promoção dos direitos das mulheres negras, comprometendo-se com o rompimento das desigualdades étnico-raciais e de gênero, com a desconstrução de papéis e estereótipos racistas e sexistas. O Futuro que as mulheres querem é um mundo de justiça, igualdade e livre de discriminação. Neste 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, agradecemos a todas e todos que também abraçam este desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário