Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 1 de março de 2013


Na Itália, SPM conhece estrutura de enfrentamento ao tráfico de pessoas

26/02 – Na Itália, SPM conhece estrutura de enfrentamento ao tráfico de pessoas
Desde novembro de 2011, serviço atende brasileiras que estejam na Espanha, Itália e Portugal
Delegação brasileira, composta pela Secretaria, Polícia Federal e ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, visita Roma e Milão para mapear serviços de atendimento a  cidadãs brasileiras traficadas 
 
A rede de combate ao tráfico de pessoas e de acolhimento às vítimas na Itália serão apresentados à delegação brasileira a partir desta terça-feira (26/02), quando se inicia uma série de visitas às instituições do país. Composta pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Polícia Federal e ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, a comitiva visa estreitar as relações de cooperação entre o Brasil e a Itália para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Tem como objetivo mapear os serviços existentes e avaliar a estrutura necessária para atender brasileiras traficadas para a Itália. Segundo as Nações Unidas, 85% das vítimas do tráfico humano são mulheres.
 
“O objetivo da viagem é conhecer mais de perto as demandas de brasileiras e brasileiros que vivem na Itália, conhecer as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e ao tráfico de pessoas do governo italiano, principalmente políticas de proteção a migrantes. Vamos verificar as demandas dos consulados brasileiros de Milão e Roma e saber como eles estão avaliando o Ligue 180 Internacional”, explica Clarissa Carvalho, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM.
 
Disponível para Itália, Portugal e Espanha, desde novembro de 2011, o Ligue 180 Internacional registrou 80 ligações produtivas ao longo de 2012. Vinte e cinco delas (31%) foram feitas na Itália – segundo lugar no ranking atrás da Espanha que somou 30 (37%) das ligações. Conforme o censo 2010, a Itália é o quinto país com concentração de brasileiros no exterior. Corresponde a 7% do total de 491 mil brasileiros residentes no exterior, entre eles 54% são mulheres.
 
A missão da delegação brasileira começa pela capital italiana. No primeiro dia (26/02), haverá reunião com lideranças brasileiras no Consulado do Brasil em Roma. Na quarta-feira (27/02), está programada visita técnica à Associação "Differenza Donna", que acolhe mulheres vítimas de tráfico. No mesmo dia, acontecerá reunião com a Presidência do Conselho de Ministros e dos ministérios da Justiça, Relações Exteriores, do Interior, do Trabalho e de Políticas Sociais em conjunto com a Polícia de Estado, Polícia de Fronteira e Carabinieri (uma das quatro Forças Armadas italianas). O encontro terá presença da Guarda de Finanças e da Procuradoria da República.
 
Na quinta-feira (28/02), a delegação brasileira se deslocará até Milão, onde estão previstas uma série de reuniões, com o Consulado brasileiro, organizações não governamentais que trabalham com tráfico de pessoas na Itália e a prefeitura da cidade. A missão brasileira se encerrará, na sexta-feira (01/03), após encontro com  autoridades italianas ligadas ao Tribunal de Justiça de Milão, Procuradoria da República e polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário