Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 30 de março de 2013



Newsletter Princípios de Empoderamento das Mulheres  -  Março de 2013

5º Evento Anual Princípios de Empoderamento das Mulheres reúne lideranças em apoio à igualdade de gênero
O Evento Anual Princípios de Empoderamento das Mulheres - Igualdade Significa Negócios foi realizado no dia 6 de Março de 2013, em Nova Iorque. Reunindo 250 líderes empresariais internacionais e representantes da sociedade civil, do governo e da academia, o evento apresentou abordagens inovadoras que o setor privado está tomando para alcançar a igualdade de gênero no trabalho, no mercado e na comunidade.
A data escolhida para o evento buscou homenagear o dia internacional da mulher (8 de Março) e a 57ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Kin-moon, esteve presente e destacou os esforços das empresas em quebrar os estereótipos e padrões que comprometem o avanço das mulheres. A Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, destacou que o apoio à liderança e à igualdade de oportunidade das mulheres é bom não só para elas, mas para o todo o ambiente de negócios e para uma democracia saudável e sustentável.
Do Brasil, participaram as empresas Dow, EBFlora, Ernst & Young, GlobalWeb, Itaipu Binacional, Coca Cola e Vale do Rio Doce, assim como a representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Rebecca Tavares. Neste link há a programação completa do evento e também estão disponíveis algumas das apresentações.
________________________________________
5º Evento Anual:
Grupo de Multinacionais no Brasil avança nos Princípios- Grupo Aliança
O grupo Aliança de Empresas para o Fortalecimento do Papel da Mulher na Sociedade é um grupo pioneiro formado por oito multinacionais atuando no Brasil. A Aliança trabalha para avançar na implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres buscando soluções e compartilhando melhores práticas. No evento, Anna Paula Dacar, Gerente da Dow Coating Materials na América Latina, apresentou essa iniciativa pioneira. Na primeira fase o grupo levantou os dados de gênero, como destacado no Princípio 7, para conhecer a realidade nas empresas. O apoio da liderança, Principio 1, também se mostrou fundamental para avançar a posição da mulher dentro das empresas.
O grupo prepara agora um café da manhã com os CEOs das empresas participantes e de outras companhias que podem contribuir potencialmente, como a Microsoft no Brasil. A Aliança é uma iniciativa piloto na escala global, mas no futuro espera-se ver mais grupos de empresas compartilhando melhores práticas e colocando metas para avançar na implementação dos Princípios. A Aliança é formada por Dow, Ernst & Young Terco, KPMG, Cummins, Whirpool, CPFL e Hays.
________________________________________

5º Evento Anual: Empoderando as Mulheres Brasileiras na Cadeia de Valores 
A parceria global entre a ONU Mulheres e Coca-Cola tem no Brasil um dos países piloto. A parceria de três anos tem como objetivo aumentar o empoderamento econômico das mulheres, especialmente das mais excluídas, por meio do aumento das suas capacidades empresariais; da partilha de conhecimentos empresariais, de direitos humanos e de gestão; e a criação de um marco-guia de negócios para o setor público e privado. Claudia Lorenzo, diretora de sustentabilidade na Coca-Cola Brasil, presente no evento, destacou o trabalho do Instituto Coca-Cola na liderança de mulheres no setor de reciclagem e a parceria histórica com a ONU Mulheres. A Coca-Cola Brasil assinou os Princípios no último ano.
A ONU Mulheres trabalha para apoiar as empresas no processo de transversalização da equidade de gênero em sua cadeia de valores, objetivo proposto pelo Princípio 5.
________________________________________

Prêmio: "Liderança nos Princípios de Empoderamento das Mulheres"

CEO da Itaipu Binacional Jorge Samek entre os ganhadores

Pela primeira vez no evento anual, algumas pessoas receberam um Prêmio de Liderança a favor dos Princípios. O prêmio é entregue a líderes que tenham mostrado inovação e comprometimento com a igualdade de gênero e apoio aos Princípios. Foram salientadas práticas inovadoras para avançar os sete princípios, em especial o princípio número 1: liderança promove a igualdade entre homens e mulheres.
O prêmio concedido ao Sr. Jorge Samek, diretor da Itaipu Binacional no Brasil, foi entregue como reconhecimento ao esforço da empresa em tomar ações coordenadas em relação aos sete Princípios. A Itaipu Binacional desenvolveu e lançou o guia para a igualdade de gênero, uma política desenhada em 2001 para fortalecer e aumentar a igualdade de gênero e combater a pobreza entre as mulheres brasileiras e paraguaias.
A Itaipu também integra o grupo de liderança global dos Princípios.
________________________________________
Sessão nº 57 da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW)

Comissão sobre o Status da Mulher é um espaço exclusivo para a promoção da igualdade de gênero e o avanço das mulheres. Todos os anos, representantes dos Estados-membros se reúnem na sede das Nações Unidas em Nova York para avaliar o progresso na igualdade de gênero, identificar desafios, estabelecer padrões globais e formular políticas. Em 2013, a Comissão concentrou-se na eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.
Indivíduos, organizações, grupos e redes podiam enviar observações por escrito até agosto 2012 – incluindo, mas não limitado a, reclamações, recursos e petições, dando informações sobre supostas injustiças e violações dos direitos humanos das mulheres em todo o mundo.
A sessão nº 57 foi realizada entre os dias 4 e 15 de Março e foi um sucesso em termos de compromisso dos países signatários. Entre as prioridades do documento final estão a criação de serviços multi-setoriais para sobreviventes de violência, inclusive nas áreas de saúde, apoio psicológico e aconselhamento, bem como a necessidade de proteger o direito à saúde sexual e reprodutiva. A notícia completa está aqui.
________________________________________
Espaço Empresarial

A Ernst & Young Terco lançou no Brasil a já consolidada estratégia Winning Women. O Programa Winning Women Brasil - Empreendedoras de Sucesso, que acontece pela primeira vez no País, reúne uma elite de mulheres que lideram empresas de rápido crescimento e as integra em um programa de liderança executiva customizado com um ano de duração. Empresas interessadas em participar podem acessar este link.
No dia 18 de Março foi empossada a nova diretoria 2013-2014 do Espaço de Mulheres Executivas do Paraná - MEX/PR. A representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Rebecca Tavares, esteve no evento e destacou a importância de haver um espaço feminino de discussão de negócios. O evento também fez uma homenagem ao Mês da Mulher, celebrou um ano do lançamento do Livro do "Mulheres, elas fazem história" e homenageou seis dirigentes de empresas - Grupo Boticário, Itaipu Binacional, Petrobras, Sistema FIEP, Renault do Brasil e Volvo do Brasil - que desenvolvem Políticas e Ações voltadas à Mulher em suas organizações. Também foi lançado o PRÊMIO MEX para 2014, sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário