Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 2 de março de 2013


Pesquisa em Córdoba analisa como as mulheres lidam com a insegurança na cidade


Rogéria Araújo
Jornalista da Adital
Adital

Dentro dos debates sobre políticas públicas de segurança, sobretudo, no que diz respeito às mulheres, um jornal de Córdoba, na Argentina, lançou uma pesquisa que pode ser muito útil para identificar em que pontos se devem avançar e para saber como a população feminina percebe a questão da segurança no local.
A pesquisa "Te sentes insegura em tua Cidade” é levada à frente pelo jornal La Voz e está tendo o respaldo de várias organizações e grupos que trabalham com mulheres. A iniciativa se embasa no programa "Cidades Seguras para as Mulheres”, que vem sendo tratada em vários outros países.
Segundo pesquisas feitas por especialistas, em lugares públicos como praças, parques, ruas, e até nos transportes públicos as mulheres são alvos de algum tipo de violência.
"Isto afeta o direito como cidadãs de transitar e desfrutar da cidade. Segundo as arquitetas e especialistas em gênero, Ana Falú e Liliana Rainero, estudos da organização cordobesa Cisca e da Universidade Nacional de Córdoba mostram que são as mulheres, mais que os homens, quem mudam suas rotinas e evitam sair por medo”, diz o chamamento para a pesquisa.
A pesquisa levanta algumas questões como: "Quais os fatores que mais contribuem para que te sintas insegura?; Se presenciou ou sofreu algum tipo de violência em que lugar da cidade ocorreu?; O que faria para melhorar a segurança das mulheres em tua cidade?”.
O resultado da pesquisa será divulgado em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Para participar ou conhecer a pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário