Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 1 de março de 2013


Pró-Equidade de Gênero e Raça define boas práticas de empresas e finalistas para certificação

Em Brasília, pesquisadoras de diferentes universidades – que integram o Comitê Ad Hoc - apresentarão avaliação do monitoramento feito nas empresas 
 
selo.pngA definição das empresas e instituições públicas e privadas que receberão o selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), ocorre nesta quarta e quinta-feira (27 e 28/02). O Comitê Ad Hoc, composto por pesquisadoras de núcleos de gênero de universidades do país, reúne-se, nos dois dias com as técnicas da SPM, no auditório da Secretaria, em Brasília. 
 
No encontro, as participantes farão análise final dos relatórios com identificação das boas práticas das visitas feitas às organizações. Além de verificar inovações, potenciais iniciativas a serem compartilhadas entre empresas e instituições, serão avaliadas as possibilidades de aperfeiçoamento do Pró-Equidade de Gênero e Raça, voltadas à adesão de mais instituições. Ao todo, o comitê analisou as experiências de cerca 80 empresas e instituições públicas e privadas participantes da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
 
Desde a sua criação em 2006, o programa reúne boas práticas que contribuíram para ambientes de trabalho mais igualitário. Entre as experiências, destacam-se: instalação de salas de aleitamento, ampliação das licenças maternidade e paternidade, adoção de linguagem inclusiva nos crachás e contra-cheques, adaptação de uniformes e equipamentos de proteção individual, estímulo nos contratos de trabalho da empresa inclusive com terceirizados à equidade de gênero, raça e etnia,  inclusão nos editais de concursos públicos dos temas equidade de gênero e diversidade entre os conteúdos programáticos, concessão aos pais do direito de trabalhar 30 horas semanais em caso de filhas ou filhos com deficiência física ou mental.
 
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, por meio da SPM, com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário