Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 3 de março de 2013


Profissionais têm medo de denunciar violência

Pesquisa abordou mais de 100 trabalhadores da área da saúde, entre médicos, dentistas e enfermeiros


Profissionais da área da saúde revelaram ter medo de denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes quando se deparam com situações assim no ambiente de trabalho. 

A conclusão faz parte de um estudo da Universidade Federal de Pernambuco, que ouviu mais de 100 profissionais entre médicos, dentistas e enfermeiros. Os motivos para a falta de notificação são vários. 

Represálias do agressor e despreparo dos profissionais estão entre os mais comuns. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma a cada cinco crianças são vítimas de algum tipo de violência como agressões físicas, abandono e abuso sexual. 

O medo também existe entre os profissionais mineiros. É o que afirma o presidente do Conselho Tutelar de Venda Nova, Silas Procópio. Mas segundo ele, a denúncia deve ser feita de forma compulsória. 

Segundo a especialista em saúde do adolescente da Secretaria de Saúde do Estado, Adriana Alves de Almeida, há mecanismos para que os denunciantes sejam preservados.

Entre as principais dificuldades encontradas para notificar os casos de violência, segundo a pesquisa realizada em Pernambuco, estão o medo, o despreparo e a ausência de articulação com outros setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário