Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 5 de março de 2013


Promotor vê ato obsceno de alunos em trote da USP de São Carlos

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

O Ministério Público Estadual de São Carlos pediu à Polícia Civil que instaure um termo circunstanciado para apurar o suposto crime de ato obsceno durante desfile de calouras em trote da USP (Universidade de São Paulo).

Como a Folha publicou na sexta-feira, dois alunos chegaram a ficar nus e, segundo um grupo de feministas, outros jogaram cerveja nelas e simularam sexo para ironizar um protesto contra o "Miss Bixete", na última terça-feira (26).

O pedido, do promotor criminal Marcelo Mizuno, foi encaminhado na sexta-feira (1º). Segundo o delegado-assistente da Delegacia Seccional Rogério Fakhany Vita, por ser um crime de menor potencial ofensivo, se considerados culpados, a punição dos alunos que ficaram nus provavelmente será revertida em entrega de cesta básica e prestação de serviço ao público.

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Políticas para as Mulheres, órgão da Presidência da República, publicou nota em que manifestou "repúdio" ao ato.

Na nota, a secretaria diz que expressa "seu apoio às feministas e manifestantes agredidos no episódio" e que "repudia atos como esse, ainda mais pelo fato de terem ocorrido no espaço de uma universidade".

A reportagem tentou, nesta segunda, ouvir o presidente do conselho gestor do campus, José Carlos Maldonado. Depois, uma nota da assessoria de imprensa do campus enviada no começo da noite dizia que o conselho não falaria.

Trote na USP de São Carlos; veja imagens / Divulgação/Frente Feminista

Aluno simula ato sexual com boneca inflável durante protesto contra desfile de calouras na USP de São Carlos (SP); USP vai apurar caso
Também divulgaram nota nesta segunda integrantes do GAP (Grupo de Apoio à Putaria), que organiza o "Miss Bixete". O evento ocorre há pelo menos dez anos no campus, no centro de convivência, no Caaso (centro acadêmico).

'VONTADE PRÓPRIA'

Na nota, o GAP diz que nenhuma estudante é obrigada a participar, e que, ao contrário do que disseram as feministas, "não existem 'brincadeiras pejorativas' durante o evento e muito menos desrespeito à mulher".

"O que existe, sim, é a valorização da mulher, que concorda por vontade própria em participar", diz a nota.

O GAP também disse lamentar que alunos tenham ficado nus e que esses atos "foram gerados por provocações mútuas" entre manifestantes e alunos que curtiam o evento e "perderam a cabeça".


Nenhum comentário:

Postar um comentário