SPM e parceiros divulgam resultado do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Parte do Programa Mulher e Ciência, iniciativa teve recorde de participação: 5.134 inscrições
Mais de cinco mil inscrições e mais participação de estudantes autodeclarados negros e negras. Essa é a marca do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. O concurso de redações, artigos e projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas de ensino médio registrou 5.134 inscrições – um aumento de 29% em relação à edição passada, que teve 3.965 participações.
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), considera exitosa a oitava edição do concurso por ter registrado a maior participação desde a criação, em 2005. “Neste Dia Internacional da Mulher, estamos anunciando vencedoras e vencedores do concurso com a satisfação de ter batido um recorde de participação. Alegro-me duplamente pela inscrição expressiva de negras e negros. A ampliação das matrículas escolares no ensino médio e na universidade, por meio das cotas raciais e sociais, diversifica escolas e universidades e isso se refletiu na competição”, diz a ministra Eleonora.
Na categoria “Mestre e Estudante de Doutorado” foram 237 inscritos; “Graduado Especialista e Estudante de Mestrado”, 417; e “Estudante de Graduação”, 304. Ao todo, a comunidade universitária enviou 958 artigos científicos. Estudantes de Ensino Médio enviaram 4.100 redações. Na modalidade “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”, concorreram 76 projetos.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. Instituído no âmbito do Programa Mulher e Ciência, é promovido pela SPM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação e ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
Resultado Final
Categorias Estudantes de Ensino Médio e Escola Promotora da Igualdade de Gênero
A Comissão Julgadora destas duas categorias escolhida dentre docentes e pesquisadoras deste campo temático foi presidida pela professora Dra. Olgamir Amância Ferreira da Universidade de Brasília e Secretária de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal, e pelas docentes: Bruna Andrade Irineu – Universidade Federal do Tocantins; Constantina Xavier Filha – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Dayana Brunetto C. dos Santos – Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Tânia Mara Campos de Almeida – Universidade de Brasília e radialista Mara Régia Di Perna da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Isis Tavares Neves.
Foram escolhidas 17 redações: três na etapa nacional e uma por unidade da federação na categoria estudante do Ensino Médio:.
Agraciados e agraciadas no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Na categoria “Estudante de Ensino Médio”
Etapa Nacional
Etapa Nacional
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UF
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Nome da(o) Agraciada(o)
|
Título da Redação
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Escola
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Orientadora(or)
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SP
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Karine Rafaela Sampaio da Silva
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A mulher de todos os tempos
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EE Professor Vicente Ferreira dos Santos
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Luiz Guilherme
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MS
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Tairine Aparecida Tiburcio de Oliveira
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Mulheres Itacira resgatando Desigualdades
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Escola Estadual Vespasiano Martins
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-
|
MG
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Leandro Ferreira Pires
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O Homem que dança: vivenciando no corpo, o acordo e desacordo.
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo
|
Adriano Goncalves da Silva
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Etapa da Unidade da Federação
| ||||
UF
|
Nome da(o) Agraciada(o)
|
Título da Redação
|
Escola
|
Orientadora(or)
|
AL
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Danielle Stéphanny Pereira de Alcântara
|
O Confronto
|
Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
|
-
|
BA
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Bruna Lais dos Santos
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Mãe Maria, uma mulher do campo
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inê
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Derneval Ferreira Andrade
|
ES
|
Camila Crivilin de Almeida
|
Ó Abre Alas
|
Centro Educacional Leonardo Da Vinci
|
Lucio Alves Vieira
|
MA
|
Mardiani da Silva de Alencar
|
Relatos de Marias
|
Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó
|
-
|
AP
|
Igor Costa
|
A equidade de Gênero: Uma nova luta de igualdade entre sexos nas profissões
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP
|
Karoline Fernandes Siqueira
|
PA
|
Natália Freitas Araújo
|
O fim da Fragilidade Feminina
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Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
|
Miranilde Oliveira Neves
|
PE
|
Daniele Bruna Belarmino Ferreira
|
O Ser humano, o estranho ímpar
|
Colégio Grande Passo
|
Josete Oliveira Targino
|
PI
|
Renato Souza Vieira
|
Três de Maio de 1932
|
Escola Santa Angelica
|
-
|
PR
|
Henrique Gabriel Barroso
|
A prisão de minha vida
|
Colégio Universitário
|
Sandra Arcuri
|
RJ
|
Ana Carolina Corrêa Pereira Haber
|
O Jogo da Minha Vida
|
Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé
|
Paulo Henrique Dantas Pinto
|
RN
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Ana Karolina Vieira Holanda
|
Igualdade de Gênero no Brasil: apesar das conquistas, ainda há uma longa estrada a ser trilhada
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
|
Aleksandre Saraiva Dantas
|
RS
|
Larissa D'Avila Bianchi
|
Os tempos em Luxemburgo
|
Colégio São José
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Tatiane Kaspari
|
SC
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Gabriela Dialencar Reitz
|
Quem se define se limita
|
Fundação Universidade Regional de Blumenau
|
-
|
TO
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José Victor Pinto Dias
|
Batalhas e esforços: Ingredientes de grandes mulheres
|
Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini
|
Caroline Stephanie Aguiar
|
Na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero foram escolhidos sete projetos, discriminados abaixo:
Projetos vencedores na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero
UF
|
Nome da Escola Promotora
|
Projeto Pedagógico
|
PR
|
Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza
|
Escola Promotora da Igualdade de Gênero
|
ES
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Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM
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PROJETO DE EXTENSÃO “DISCUTINDO GÊNERO, VIOLÊNCIA E SAÚDE NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA”
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MG
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Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano
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RELAÇÕES DE GÊNERO: CONSTRUINDO PONTOS DE VISTA NÃO PRECONCEITUOSOS
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TO
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Centro de Ensino Médio de Gurupi
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ESCOLA SEM HOMOFOBIA: REFLETINDO SOBRE CONCEITOS, PRECONCEITOS, POSTURAS E VALORES
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PB
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Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos
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EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE DE GÊNERO: MULHERES, PROTAGONISTAS DE SUA HISTÓRIA
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PE
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Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima
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DISCUTINDO GÊNERO NA ESCOLA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS
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RJ
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Colégio Estadual Almirante Frederico Villar
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WORKSHOP: DIVERSIDADE DE GÊNERO: mudanças de paradigma na sociedade contemporânea
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A Comissão Julgadora das categoria estudante de graduação, graduado, especialistas e estudantes de Mestrado e mestre e estudante de doutorando tiveram a seguinte comissão: Bila Sorj, (UFRJ), presidente da Comissão, Ana Paula Vosne Martins (UFPR), Estela Maria Motta Lima Leão Aquino (UFBA), José Eustáquio Diniz Alves (IBGE/ENCE), Lúcia Mercês de Avelar (Unicamp), Mary Jane Spink (PUC/SP) e Miriam Pillar Grossi (UFSC). Ao final a Comissão deliberou pela escolha dos artigos discriminados abaixo por categoria:
Categoria Mestre e Estudantes de Doutorado
Juliana Cristina Teixeira (UFMG) com o artigo: As patroas sobre empregadas: discursos classistas e saudosistas das relações de escravidão. Orientador prof. Alexandre de Pádua Carrieri.
Carolina Braz de Castilho e Silva (UFRGS) com o artigo Gênero e Pluriatividade na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul: um estudo sobre Veranópolis e Salvador das Missões. Orientador prof. Sérgio Schneider.
Categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado:
Mariana dos Santos Parra (PUC/SP) com o artigo Direitos Humanos e Direitos Coletivos – a violência doméstica e as mulheres indígenas no Brasil. Orientador prof. Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Camilla da Silva Souza (UFPA) com o artigo Ataíde, aquele que se serve do outro: narrativas que compõem o imaginário homoerótico de Bacuriteua (PA). Orientador prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira.
Categoria Estudante de Graduação:
Luna Borges Pereira Santos (UnB) com o artigo Diálogos entre feminismos e poder judiciário: a implementação da Lei Maria da Penha no DF como política pública de reconhecimento do direito das mulheres à não violência. Orientadora profa. Lia Zanotta Machado.
Helisangela Maria Andrade Ferreira (UFRPE) com o artigo Entre Usos e Táticas: a participação das blusas verdes nos espaços público e privado na cidade do recife (1932-1937). Orientadora profa. Giselda Britto Silva.
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