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segunda-feira, 11 de março de 2013


SPM e parceiros divulgam resultado do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Parte do Programa Mulher e Ciência, iniciativa teve recorde de participação: 5.134 inscrições
 
8º pr��mio construindo a igualdade de g��nero
 
Mais de cinco mil inscrições e mais participação de estudantes autodeclarados negros e negras. Essa é a marca do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. O concurso de redações, artigos e projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas de ensino médio registrou 5.134 inscrições – um aumento de 29% em relação à edição passada, que teve 3.965 participações. 
 
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), considera exitosa a oitava edição do concurso por ter registrado a maior participação desde a criação, em 2005. “Neste Dia Internacional da Mulher, estamos anunciando vencedoras e vencedores do concurso com a satisfação de ter batido um recorde de participação. Alegro-me duplamente pela inscrição expressiva de negras e negros. A ampliação das matrículas escolares no ensino médio e na universidade, por meio das cotas raciais e sociais, diversifica escolas e universidades e isso se refletiu na competição”, diz a ministra Eleonora.
 
Na categoria “Mestre e Estudante de Doutorado” foram 237 inscritos; “Graduado Especialista e Estudante de Mestrado”, 417; e “Estudante de Graduação”, 304. Ao todo, a comunidade universitária enviou 958 artigos científicos. Estudantes de Ensino Médio enviaram 4.100 redações. Na modalidade “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”, concorreram 76 projetos.
 
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. Instituído no âmbito do Programa Mulher e Ciência, é promovido pela SPM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação e ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
 
Resultado Final
 
Categorias Estudantes de Ensino Médio e Escola Promotora da Igualdade de Gênero
A Comissão Julgadora destas duas categorias escolhida dentre docentes e pesquisadoras deste campo temático foi presidida pela professora Dra. Olgamir Amância Ferreira da Universidade de Brasília e Secretária de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal, e pelas docentes: Bruna Andrade Irineu – Universidade Federal do Tocantins; Constantina Xavier Filha – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Dayana Brunetto C. dos Santos – Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Tânia Mara Campos de Almeida – Universidade de Brasília e radialista Mara Régia Di Perna da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Isis Tavares Neves. 
Foram escolhidas 17 redações: três na etapa nacional e uma por unidade da federação na categoria estudante do Ensino Médio:.
 
 
Agraciados e agraciadas no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero 
 
Na categoria “Estudante de Ensino Médio”
 
Etapa Nacional
Etapa Nacional
UF
Nome da(o) Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
SP
Karine Rafaela Sampaio da Silva
A mulher de todos os tempos
EE Professor Vicente Ferreira dos Santos
Luiz Guilherme
MS
Tairine Aparecida Tiburcio de Oliveira
Mulheres Itacira resgatando Desigualdades
Escola Estadual Vespasiano Martins
-
MG
Leandro Ferreira Pires
O Homem que dança: vivenciando no corpo, o acordo e desacordo.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo
Adriano Goncalves da Silva

Etapa da Unidade da Federação
UF
Nome da(o) Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
AL
Danielle Stéphanny Pereira de Alcântara
O Confronto
Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
-
BA
Bruna Lais dos Santos
Mãe Maria, uma mulher do campo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inê
Derneval Ferreira Andrade
ES
Camila Crivilin  de Almeida
Ó Abre Alas
Centro Educacional Leonardo Da Vinci
Lucio Alves Vieira
MA
Mardiani da Silva de Alencar
Relatos de Marias

 Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó
-
AP
Igor Costa
A equidade de Gênero: Uma nova luta de igualdade entre sexos nas profissões
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP
Karoline Fernandes Siqueira
PA
Natália Freitas Araújo
 O fim da Fragilidade Feminina
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Miranilde Oliveira Neves
PE
Daniele Bruna Belarmino Ferreira
O Ser humano, o estranho ímpar
Colégio Grande Passo
Josete Oliveira Targino
PI
Renato Souza Vieira
Três de Maio de 1932
Escola Santa Angelica
-
PR
Henrique Gabriel Barroso
 A prisão de minha vida
Colégio Universitário
Sandra Arcuri
RJ
Ana Carolina Corrêa Pereira Haber
O Jogo da Minha Vida
Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé
Paulo Henrique Dantas Pinto
RN
Ana Karolina Vieira Holanda
Igualdade de Gênero no Brasil: apesar das conquistas, ainda há uma longa estrada a ser trilhada
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Aleksandre Saraiva Dantas
RS
Larissa D'Avila Bianchi
Os tempos em Luxemburgo
Colégio São José
Tatiane Kaspari
SC
Gabriela Dialencar Reitz
Quem se define se limita
Fundação Universidade Regional de Blumenau
-
TO
José Victor Pinto Dias
Batalhas e esforços: Ingredientes de grandes mulheres
Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini
Caroline Stephanie Aguiar
 
Na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero foram escolhidos sete projetos, discriminados abaixo:
 
Projetos vencedores na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero
 
UF
Nome da Escola Promotora
Projeto Pedagógico
PR
Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza
Escola Promotora da Igualdade de Gênero
ES
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM
PROJETO DE EXTENSÃO “DISCUTINDO GÊNERO, VIOLÊNCIA E SAÚDE NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA”
MG
Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano
RELAÇÕES DE GÊNERO: CONSTRUINDO PONTOS DE VISTA NÃO PRECONCEITUOSOS
TO
Centro de Ensino Médio de Gurupi
ESCOLA SEM HOMOFOBIA: REFLETINDO SOBRE CONCEITOS, PRECONCEITOS, POSTURAS E VALORES
PB
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos
EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE DE GÊNERO: MULHERES, PROTAGONISTAS DE SUA HISTÓRIA
PE
Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima
DISCUTINDO GÊNERO NA ESCOLA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS
RJ
Colégio Estadual Almirante Frederico Villar
WORKSHOP: DIVERSIDADE DE GÊNERO: mudanças de paradigma na sociedade contemporânea
 
A Comissão Julgadora das categoria estudante de graduação, graduado, especialistas e estudantes de Mestrado e mestre e estudante de doutorando tiveram a seguinte comissão: Bila Sorj, (UFRJ), presidente da Comissão, Ana Paula Vosne Martins (UFPR), Estela Maria Motta Lima Leão Aquino (UFBA), José Eustáquio Diniz Alves (IBGE/ENCE), Lúcia Mercês de Avelar (Unicamp), Mary Jane Spink (PUC/SP) e Miriam Pillar Grossi (UFSC). Ao final a Comissão deliberou pela escolha dos artigos discriminados abaixo por categoria: 
 
Categoria Mestre e Estudantes de Doutorado
Juliana Cristina Teixeira (UFMG) com o artigo: As patroas sobre empregadas: discursos classistas e saudosistas das relações de escravidão. Orientador prof. Alexandre de Pádua Carrieri.   
Carolina Braz de Castilho e Silva (UFRGS) com o artigo Gênero e Pluriatividade na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul: um estudo sobre Veranópolis e Salvador das Missões. Orientador prof. Sérgio Schneider.
 
Categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado:
Mariana dos Santos Parra (PUC/SP) com o artigo Direitos Humanos e Direitos Coletivos – a violência doméstica e as mulheres indígenas no Brasil. Orientador prof. Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Camilla da Silva Souza (UFPA) com o artigo Ataíde, aquele que se serve do outro: narrativas que compõem o imaginário homoerótico de Bacuriteua (PA). Orientador prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira.
 
Categoria Estudante de Graduação:
Luna Borges Pereira Santos (UnB) com o artigo Diálogos entre feminismos e poder judiciário: a implementação da Lei Maria da Penha no DF como política pública de reconhecimento do direito das mulheres à não violência. Orientadora profa. Lia Zanotta Machado.
Helisangela Maria Andrade Ferreira (UFRPE) com o artigo Entre Usos e Táticas: a participação das blusas verdes nos espaços público e privado na cidade do recife (1932-1937). Orientadora profa. Giselda Britto Silva.

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