UM MÉTODO PARA PEDIR DESCULPAS
SEM ISSO, NÃO DÁ PARA TER UM BOM CLIMA DE TRABALHO
Há dois anos, eu participava de um seminário com Alex Mandossian, um dos maiores especialistas em marketing eletrônico da atualidade.
Era quase meia-noite, o grupo estava cansado e o programa estava muito atrasado.
Ele deu uma atividade para fazermos em duplas e pediu que dentro de dez minutos todos estivessem sentados para a continuação do programa.
Dez minutos depois, a maioria das pessoas ainda estava de pé. Mandossian soltou um grito, cobrando que todos estivessem sentados, reclamou que muitas pessoas eram irresponsáveis e que atrasar era um comportamento de perdedores.
Resultado: uma confusão danada, com muitos alunos se dizendo ofendidos e ele mais agressivo com a turma.
Um outro palestrante da equipe subiu ao palco e continuou o programa até o final da noite. A pergunta que todos se faziam era como ele conseguiria liderar o grupo depois daquela grosseria.
No dia seguinte, ele começou a aula pedindo perdão para as pessoas e dizendo que a atitude dele não tinha a mínima justificativa.
Disse também que não tinha conseguido dormir à noite, perguntando-se por que tinha agido daquela maneira. No final, falou a seguinte frase: “O que eu fiz não tem justificativa, mas quero saber se o que eu fiz é perdoável.” E completou: “vocês podem me perdoar?”
A frase dele veio do fundo do coração, com tanta intensidade que não houve quem não o perdoasse.
O maior problema geralmente não é quando a pessoa erra, mas o que ela faz com o erro. Alguns tentam se justificar, outros responsabilizam os demais por seu erro – e então a situação se agrava.
Tenho um método para pedir desculpas.
1- Dizer que quer pedir desculpas por um determinado erro;
2- Falar sobre o erro que cometeu;
3- Reconhecer como a pessoa deve ter se sentido magoada;
4- Comprometer-se a não repetir o erro;
5- Falar de como essa amizade é importante.
1- Dizer que quer pedir desculpas por um determinado erro;
2- Falar sobre o erro que cometeu;
3- Reconhecer como a pessoa deve ter se sentido magoada;
4- Comprometer-se a não repetir o erro;
5- Falar de como essa amizade é importante.
Quando se trabalha com pessoas, sempre há erros, de todos. Por isso um bom ambiente de trabalho só pode existir se as pessoas sabem reconhecer os seus erros e pedir desculpas – e também, por outro lado, sabem perdoar. Você tem pedido desculpas quando erra e perdoado quando o erro é dos outros?
* Roberto Shinyashiki é palestrante e doutor em administração pela FEA-USP. É também autor dos best-sellers Sem Medo de Vencer; A Revolução dos Campeões; O Sucesso É Ser Feliz; Os Donos do Futuro; Você, a Alma do Negócio; O Poder da Solução; Heróis de Verdade; Tudo ou Nada e Os Segredos dos Campeões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário