Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 13 de março de 2013


Unicef alerta que Síria pode perder uma geração por causa da violência

Ouvir / Baixar
Relatório da agência da ONU diz que crianças são as que mais sofrem com o conflito; 20% das escolas foram destruídas ou danificadas e hospitais e centros de saúde funcionam de forma precária.
Anthony Lake com crianças sírias refugiadas na Jordânia 
Foto: Unicef
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou para o "aumento do risco de crianças se tornarem uma geração perdida na Síria", num relatório para marcar os dois anos do início do conflito.
A agência da ONU afirma que os menores são vítimas da violência contínua, do deslocamento maciço e de danos na infraestrutura e nos serviços essenciais.
Segundo o documento, as salas de aula estão lotadas, com até 100 alunos. Em Aleppo, uma das cidades mais atingidas, apenas 6% das crianças vão à escola.
Doenças
O estudo lançado, esta terça-feira, em Amã, Genebra e Nova York mostra que o acesso à água caiu em cerca de dois terços. Como consequência, aumentou o número de casos de doenças da pele e respiratórias nas áreas onde o conflito é mais intenso.
Falando a jornalistas, em Genebra, o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, realçou o impacto do conflito para a região. A agência calcula que mais de 2 milhões de crianças foram afetadas até agora.
Tragédia Dupla
Lake faz alusão ao título do relatório "Crianças Sírias: Uma Geração Perdida?", dizendo que ele realça uma tragédia dupla que atinge crianças dentro do país e em várias nações vizinhas.
A ONU calcula que 70 mil pessoas teriam morrido desde o início dos confrontos entre forças governamentais e rebeldes, em março de 2011.A agência aponta, igualmente, os saques ocorridos em hospitais e a fuga de profissionais.
Traumas
O relatório destaca que vários menores são vítimas de traumas "ao ver parentes e amigos serem mortos, além de serem aterrorizados com sons e cenas do conflito."
Em países como a Jordânia, o Líbano, o Iraque e a Turquia, 300 mil crianças refugiadas recebem assistência do Unicef.
Refugiados
De outro lado, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur,  disse que o número de  refugiados sírios na região, com ou sem registro, já passou de 1,1 milhão.
Na Turquia, os sírios somam agora 258 mil depois que o governo começou a registrar os refugiados que vivem fora dos campos e em ambientes urbanos. O país que mais abriga sírios é a Jordânia, com mais de 340 mil refugiados.
* Apresentação Edgard Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário