Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 6 de março de 2013


UNICEF: Crianças somam dois terços dos mortos e feridos no Mali por material de guerra abandonado


Duas em cada três pessoas mortas ou feridas por restos de munições ou explosivos no centro e norte do Mali são crianças. A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na terça-feira (5), alertando que o risco aumentará ainda mais à medida que as famílias deslocadas tentarem retornar para suas casas.
Desde abril de 2012, 60 vítimas de explosivos remanescentes da guerra foram registradas – sete mortos, dentre os quais cinco crianças, e 53 feridos, sendo 38 crianças e 15 adultos.
O perigo agora está em toda esquina de comunidades do centro e norte do Mali onde batalhas pesadas aconteceram”, explicou a Representante do UNICEF no país, Françoise Ackermans.
“Explosões podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento – quando crianças estão a caminho da escola ou quando uma mãe vai ao mercado. Nossas equipes no terreno relatam que há restos de veículos de guerra carbonizados e muita munição abandonada”, acrescentou.
Amadou, um garoto de 19 anos, perdeu um dedo de sua mão esquerda quando jogou uma pedra num objeto com o qual crianças estavam brincando em seu jardim. “Quando acordei, tinha sangue em todos os lugares. Meus dois irmãos, de 4 e 16 anos, ficaram feridos. Minha sobrinha morreu. Ela só tinha 18 meses. Eu me sinto triste e culpado”, disse.
Para informar melhor os civis sobre o perigo potencial dos explosivos, parceiros do UNICEF promoveram eventos públicos ao longo dos últimos cinco meses em escolas, mercados e locais de trabalho, alcançando aproximadamente 27 mil pessoas.
A agência transmitiu mensagens em cinco idiomas através de emissoras de rádio com alcance comunitário e nacional para salvar vidas. Também produziu posteres e outros materiais com artistas malineses.
Explosivos não detonados – incluindo munições não deflagradas ou abandonadas como morteiros, mísseis, granadas, balas e bombas aéreas – estão, acredita-se, ligados aos recentes combates. Também há, historicamente, uma região minada próxima à fronteira com a Argélia.
Serviço de Desminagem da ONU está concluindo um programa de treinamento de cinco semanas sobre limpeza de áreas minadas e materiais não detonados para 30 membros das forças de defesa e segurança do Mali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário