Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 11 de março de 2013


Unicef pede proteção à criança em vésperas de referendo no Zimbabué

Ouvir / Baixar

Diretor executivo da agência quer que habitações, comunidades e escolas continuem a ser refúgio seguro; consulta constitucional está agendada para 16 de março e será seguida por eleições gerais no fim do ano.
Foto: Onusida/Kelly Ramundo
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, pediu às autoridades zimbabueanas que protejam os menores nas vésperas do referendo constitucional e das eleições gerais previstas para o fim deste ano.
O diretor executivo da agência, Anthony Lake, disse que em tempos de grande incerteza, devido ao aproximar do pleito, é  importante que habitações, comunidades e escolas continuem a ser refúgio seguro.
Acesso Ininterrupto
Conforme referiu, há necessidade de garantir o acesso ininterrupto a serviços sociais básicos para as crianças. Para o representante, os menores devem ser protegidos da turbulência política.
Lake pediu que seja garantido que as crianças e as mulheres não sofram atos de violência e perturbação no referendo previsto para 16 de março e nas eleições gerais.
Acordo
Em 2008, o pleito foi marcado por dezenas de mortos devido à violência entre apoiantes do presidente Robert Mugabe e do primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai. Ambos assinaram um acordo para a formação do atual governo de unidade nacional.
Tsvangirai e o ministro interino das Relações Exteriores, Nicholas Goche,  garantiram a proteção das crianças na visita que Lake concluiu nas vésperas do fim de semana.
Durante a deslocação, foram contactados estabelecimentos que beneficiaram de medicamentos e de livros, com o apoio do Unicef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário