Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Conheça as causas mais comuns da agressividade infantil

29/10/2015

Saiba como o esporte pode ajudar a vencer essa fase tão difícil

ESCRITO POR ESTÚDIO ABC

A agressividade faz parte do desenvolvimento infantil desde o nascimento. Trata-se de uma reação natural para alguém que não conhece outros recursos para expressar desconforto e necessidades urgentes.“Cabe aos pais escutar o que a criança tem a dizer e mostrar que há outras formas de lidar com cada situação”, pontua a psicóloga esportiva Mariana Correa.

Com o tempo, ela emenda, a criança vai naturalmente aprendendo que deve usar as palavras para expressar seus sentimentos e estado de ânimo, sem agredir ninguém. A luz amarela acende, porém, quando a mudança de comportamento é repentina. Crianças tranquilas que se tornam agressivas de uma hora para outra podem estar pedindo socorro – e tanto faz a faixa etária, pode acontecer da primeira infância até a adolescência. “Geralmente, ela age assim em função de algum episódio vivido naquele momento.”

Da lista de motivos mais frequentes fazem parte o bullying, a dificuldade de relacionamento com os professores e problemas familiares comuns, tais como brigas entre os pais e dificuldades financeiras. Além de muita conversa franca, é preciso oferecer a essa criança chance de liberar a agressividade – e o esporte, segundo Mariana, é uma excelente alternativa.

A PRÁTICA ESPORTIVA AJUDA A LIDAR COM TODO TIPO DE EMOÇÃO, BOA OU RUIM

A escolha da modalidade, aqui, é menos importante do que o papel desempenhado pelo professor ou treinador. Ele deve conduzir a atividade, seja o esporte coletivo ou individual, orientando a reação da criança a cada estímulo. Isso ajuda a evitar, por exemplo, práticas de bullying na escola.

O diálogo constante com os pais também é fundamental. “Eles devem assegurar que o professor saiba tudo o que está acontecendo para poder agir. O que o filho vive dentro de casa certamente aparecerá na quadra, na piscina ou onde ela estiver.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário