Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Lançamento do livro “O adolescente e a internet”, da Edusp, no dia 17/08

16/08/2016

No dia 17 de agosto, quarta-feira, das 18h30 às 21h30, a Editora da USP (Edusp) lança o livro “O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual”, de Cláudia Prioste.

A obra apresenta os resultados de uma pesquisa empírica sobre a relação do jovem com a internet, analisando os possíveis efeitos do uso das tecnologias de informação na constituição subjetiva do sujeito contemporâneo. O estudo – que é fruto da tese de doutorado defendida pela autora na Faculdade de Educação da USP, em 2013 – procurou conhecer os hábitos e os interesses dos jovens no ciberespaço e realizar um percurso etnográfico na cibercultura, visando desvendar os interesses econômicos e ideológicos subjacentes aos ambientes virtuais mais visitados.
O livro analisa também de que maneira as redes sociais, os jogos on-line e o sexo virtual interferem na vida dos jovens, considerando o papel da escola e da família nesse contexto. A autora discute o paradoxo do progresso tecnológico com base na psicanálise e na teoria crítica, apresenta os procedimentos da pesquisa e os principais resultados, e discute os desdobramentos deles nos campos da educação e da psicologia, incluindo uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias nas instituições educacionais.
Cláudia é graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano, tem especialização em Gestão Estratégica pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestrado e doutorado pela USP e, realizou estágio de doutorado na Universidade Paris VIII e no Institut Mutualiste MontsourisDepartement de Psychiatrie de L’adolescent, ambos da França. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nos cursos de Educação Inclusiva e Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação, e atualmente é docente no Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara.
Possui experiência nos seguintes temas: formação de professores, transtornos na aprendizagem; educação inclusiva; adolescência; psicanálise e cultura; teoria crítica e cibercultura. Nos últimos anos também têm desenvolvimento pesquisas relacionadas às tecnologias da informação e comunicação, especialmente com relação à influência da internet e das mídias na constituição da subjetividade infanto-juvenil.
O lançamento será realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Av. Paulista 2073, Bela Vista, São Paulo.
Mais informações pelo telefone (11) 3170-4033.

USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário