Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Número de divórcios aumenta no Iraque

O aumento de divórcios no Iraque é atribuído ao islamismo, à pobreza e às novelas turcas

26 set, 2016

De 2004 a 2014, houve um divórcio em cada cinco casamentos no Iraque. É uma taxa baixa pelos padrões ocidentais, mas muitos iraquianos dizem que o casamento está em crise no país.

Alguns culpam a disseminação dos princípios mais rígidos do islamismo nos últimos dez anos. O sexo fora do casamento é um tabu ainda mais forte. Por esse motivo, um número maior de pessoas está casando para ter relações sexuais. Nos preceitos da lei muçulmana os casamentos de rápida duração podem ser dissolvidos com facilidade.

A pobreza também é um fator que influencia a estabilidade no casamento. “Atualmente, muitos homens divorciam-se das mulheres por não terem condições financeiras de sustentar uma família”, disse Bassam al Darraji, um sociólogo que vive em Bagdá, a um jornal do Golfo Pérsico.

Alguns sociólogos também atribuem o aumento do número de divórcios às novelas turcas, que são muito populares no país e que mostram a relação romântica dos homens com suas mulheres. Os enredos das novelas também retratam mulheres que se divorciam dos maridos, que não as tratam bem, sem parecerem prostitutas perversas. Todos esses fatores inspiram ideias de liberdade às mulheres iraquianas. Dois terços dos divórcios partem da iniciativa das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário