Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

'Alters': Quadrinho de super-herói pode ser o primeiro a ter uma protagonista transexual


Publicado: 

Uma nova série de história em quadrinhos de super-heróis, lançada recentemente, é descrita como a primeira feita para o grande público a ter uma personagem transexual como seu protagonista.
Alters é um projeto publicado pela AfterShockComics, que está engajada em relatar histórias que incluem diversidade, mas também tem o compromisso de buscar diversidade entre os profissionais que criam as séries.
A história deste gibi acontece em um mundo onde está emergindo um novo tipo de mutante: os Alterations, ou Alters. Nossa protagonista, Chalice, descobre que é um Alter quando inicia sua transição pessoal de homem a mulher.
“Acho que é importante para as pessoas se verem refletidas na mídia, e isso raramente acontece conosco, as pessoas trans”, disse ao Huffington Post a colorista de Alters, TamraBonvillain.
“Penso também que, se tivermos mais e mais exemplos de pessoas trans, o conceito do transexual vai começar a ser visto como mais normal pelas pessoas em geral.”
O HuffPost conversou mais com Bonvillain e o roteirista Paul Jenkins sobre a gênese de Alters e o que a equipe gostaria que os leitores tirassem desta poderosa narrativa.
The Huffington Post:Conte-nos um pouco sobre Alters. Como a HQ surgiu? O que os leitores podem esperar?
Paul Jenkins: Alters vem sendo criado há bastante tempo. Vários anos atrás tive a ideia de uma série envolvendo pessoas que estão em desvantagem na nossa sociedade, de alguma maneira, e que desenvolvem superpoderes.
O foco seria sobre o choque entre hipervantagem e desvantagem – ou seja, as histórias enfocariam a pessoa que está no meio. E essa é a ideia que está à base deAlters. Nossa personagem principal, Chalice, é transgênero, mas há muito mais que isso.
Há um personagem que sofre de paralisia cerebral, outro que vai enfrentar depressão e ainda outro que é sem-teto.
Acho que essas histórias vão possibilitar que os leitores reflitam sobre os problemas que nossos personagens enfrentam e pensem no contraste entre a situação pessoal de cada um e seus poderes.
O que uma criança ou adolescente que pode estar questionando sua própria identidade de gênero pode aprender com esta HQ?
TamraBonvillain: Já ouvi muitos transgêneros dizerem que, quando eram mais jovens, não sabiam que existiam transgêneros. Ao verem um exemplo, isso talvez ajude a mostrar às crianças que isso é possível e que elas não são as únicas, não estão sós.
O que os cisgêneros podem aprender com esta HQ?
Jenkins: Eu espero que os leitores ganhem duas coisas com a leitura do gibi: que se divirtam e que sejam levadas a refletir. Em um nível, Alters é uma HQ divertida sobre uma heroína bacana que combate um vilão maníaco. Ela é forte, poderosa e faz parte de um time de heróis singulares.
Mas espero que Alters também acrescente algo de positivo à discussão em curso neste país sobre a identidade transgêneros. Que fique claro: não podemos de jeito nenhum afirmar que de alguma maneira representamos as experiências das pessoas trans. O máximo que eu posso fazer é ouvir, aprender e me esforçar para escrever histórias interessantes que tratem esse tema com sensibilidade.
Posso afirmar que durante o tempo que passei pesquisando o assunto e escrevendo o gibi, aprendi muitíssimo com as muitas pessoas trans que me deram suas colaborações. Investi muito tempo e esforço em minha pesquisa, e isso vai continuar a ser feito para todas as situações que vamos cobrir em Alters.
O que mais podemos esperar de você no futuro?
Jenkins: Recentemente lancei um romance novo pela St. Martin’s Press intitulado Curioddity. É a história de uma pessoa que está reaprendendo a enxergar toda a magia que existe à sua volta.
Agora estou trabalhando sobre meu próximo romance, e é claro que teremos números novos de Alters todo mês.
Além disso, trabalho com várias outras mídias, como cinema e animação, então ando super ocupado.
Quer dar uma olhada em AltersVeja aqui.
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

HuffPost Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário