Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 23 de outubro de 2016

Jovem emociona ao declarar a razão pela qual decidiu perdoar seu estuprador

Rachel Lacey escreveu o poema “Eu te perdoo” para tentar aliviar a dor do abuso sexual sofrido na infância (Foto: Reprodução Youtube)

“Porque não te perdoar significa te odiar, significa odiar a mim mesma”, disse a norte-americana Rachel Lacey ao declamar o poema “Eu te perdoo”, escrito por ela e disponível no Youtube

19.09.2016 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

“Eu te perdoo, porque eu preciso.” É assim que Rachel Lacey começa o poema “Eu te perdoo”, escrito por ela ao relembrar a difícil história de seu abuso sexual, quando ainda era criança, aos 10 anos de idade. De maneira tocante, a jovem declara que prefere perdoar o estuprador para conseguir se recuperar do ocorrido.

“Eu te perdoo... Mesmo que você tenha ficado furioso quando eu não joguei o seu jogo”, declara. “Mesmo que não tenha sido só uma vez ou duas, três, quatro... Não sei quantas vezes. Mas eu sei quantos anos levou para que eu te perdoasse.”

No poema, que foi recentemente divulgado em um vídeo publicado no Youtube, Lacey explica ainda que estava no seu primeiro ano da faculdade de psicologia quando recebeu a tarefa de escrever uma carta de perdão, com a garantia de que ninguém iria lê-la.

Foi então que ela decidiu se dirigir ao abusador. “Eu te perdoo mesmo que você não tenha dito ‘Sinto muito’”, acrescenta.

Para Rachel, o perdão é a única maneira de salvar a si mesma. “Eu te perdoo, mas não porque esteja procurando por vingança. Te perdoo porque eu preciso, porque eu não te odeio mesmo que às vezes eu relembre que te abracei. Mesmo que não tenha sido nada OK o que você fez. Porque não te perdoar significa te odiar, significa odiar a mim mesma, é tóxico, é venenoso, significa me odiar.”

Para encerrar, Rachel explica sua atitude de maneira poderosa. “Mesmo que você nunca leia esta carta ou ouça este poema, eu estou muito aliviada por ter te perdoado.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário