Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fórum Fale Sem Medo traz pesquisa inédita sobre violência contra a mulher e palestrantes internacionais – São Paulo/SP, 07/12/2016

01/12/2016
O Instituto Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe no enfrentamento à violência contra a mulher, realiza no dia 07 de dezembro a 4ª edição do Fórum Fale Sem Medo. O evento, que reúne especialistas, ativistas e sociedade para uma discussão aberta sobre o papel do homem na desconstrução da violência contra a mulher, será realizado no auditório do Masp, em São Paulo, de 10h às 19h. As inscriçõesgratuitas podem ser feitas pelo link: credencial.online/avon2016.
Durante o evento, o Instituto Avon irá apresentar a pesquisa inédita O papel do homem na desconstrução do machismo”,realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva. O estudo foi criado a partir de entrevistas com especialistas, grupos de discussão e pesquisa quantitativa presencial com 1.800 homens e mulheres com 16 anos ou mais, de 70 municípios de todas as regiões do país, entrevistados entre os dias 12 e 24 de outubro de 2016.
O Fórum Fale Sem Medo contará com a presença dos palestrantes internacionais Michael Kaufman, sênior fellow do Instituto Promundo, cofundador da organização “Laço Branco” (White Ribbon – Canadá) e pesquisador especializado em equidade de gênero; e Lebo Ramafoko, CEO do Soul City Institute for Health Communication, premiada organização sul-africana com sólida experiência na promoção de transformações sociais e no enfrentamento da violência contra a mulher.
Diversos painéis fazem parte da programação, que vão ocorrer simultaneamente em dois auditórios no Masp, com personalidades como a jornalista e cineasta Marina Person, a artista plástica Dona Jacira, a atriz e diretora Roberta Estrela D’Alva, a cantora Paula Lima, a poeta Mel Duarte, a apresentadora Adriana Couto, entre outros. Os temas trazem questões como paternidade e desconstrução da masculinidade violenta; educação e alternativas para a formação de homens não violentos; tabus, mídias e marcas; arte e resistências poéticas; além de experiências inovadoras no enfrentamento da violência contra a mulher. O evento também terá apresentações artísticas e sessões de cinema gratuitas no vão do Masp.
O Fórum Fale Sem Medo é a principal atividade do Instituto Avon para a campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Desde 25 de novembro de 1986, durante os meses de novembro e dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial “16 dias de ativismo”, sempre com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.
Mas, no Brasil, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e marcam o início dos 21 dias de atividades. Durante o período, o Instituto Avon realiza uma série de ações em todo o país, principalmente nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. A organização lançou uma campanha online, divulgada nas redes sociais da marca. Com o mote “A mudança começa quando o silêncio termina”, o Instituto Avon pretende dar luz à questão da violência invisível, com o intuito de provocar uma mudança de comportamento.
Fale Sem Medo: Não à Violência Contra a Mulher
O Fórum Fale Sem Medo e a pesquisa “O papel do homem na desconstrução do machismo” são projetos inseridos na campanha Fale sem Medo – Não à Violência Contra a Mulher, coordenada pelo Instituto Avon. Desde 2008, a organização já investiu R$ 20 milhões em 102 projetos e ações voltados para a educação, articulação, apoio a projetos e engajamento da sociedade nesta causa, que já impactaram mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o país. Em 2015, o Instituto lançou de forma pioneira com a Avon a ‘Linha 180’, uma linha de maquiagem invisível que não maquia, mas, ao contrário, revela a dor e o sofrimento da mulher que sofre violência doméstica. Ao propor o uso da ‘nova maquiagem’, a campanha impactou milhares de mulheres para que usassem o serviço telefônico 180, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), e recebessem orientações em situação de violência. A campanha Fale Sem Medo, do Instituto Avon, soma-se à campanha global Speak Out Against Domestic Violence coordenada pela Avon Foundation For Women.
SERVIÇO
FÓRUM FALE SEM MEDO
Data: 07 de dezembro
Local: Auditório do Masp – São Paulo
Horário: 10h às 19h
Inscrições gratuitas: credencial.online/avon2016
PROGRAMAÇÃO
AGENDA MANHÃ
Sala: Auditório Masp
10h: Abertura
10h30: Apresentação da pesquisa “O papel do homem na desconstrução do machismo”
11h15: Debate
AGENDA TARDE
Sala: Auditório Masp
14h: Abertura
14h10: O Instituto Avon e a desconstrução da violência contra a mulher
14h25: Michael Kaufman: “Um futuro sem violência contra as mulheres: paternidade e desconstrução da masculinidade violenta”
15h05: Debate: “Eduque sem medo: alternativas para a formação de homens não-violentos”
  • Michael Kaufman – senior fellow do Instituto Promundo
  • Jacira Roque – contadora de histórias e artista plásticas
  • Djamila Ribeiro – pesquisadora na área de Filosofia Política, professora (FESPSP) e secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
  • Renato Meirelles – presidente do Instituto Locomotiva
  • Mediação: Marina Person
16h15: Intervalo
16h35: Lebo Ramafoko: “Mídia e tabu: o ativismo da Soul City pelo fim da violência de gênero. Um caso sul-africano”
17h05: Debate: “Resistências poéticas: as artes no enfrentamento da violência contra a mulher”
  • Roberta Estrela D’Alva – atriz, diretora, apresentadora
  • Paula Lima – cantora
  • Mel Duarte – poeta
  • Magno Rodrigues Faria – contador de histórias
  • Mediação: Marina Person
18h30: Encerramento
Sala: Pequeno Auditório
15h as 17h00: Debate: “Experiências inovadoras no enfrentamento da violência contra a mulher”
  • Suelaine Carneiro – Geledés
  • K.K. Verdade – Fundo Elas
  • Sérgio Barbosa
  • Monique Evelle
  • Bel Santos
*O credenciamento de imprensa deve ser feito até o dia 2 de dezembro por e-mail (institucional.avon@fsb.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário