Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

As três mulheres 'excepcionais' que ajudaram a desenhar a paisagem de São Paulo

  • 21 janeiro 2017

MASPDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionA convite de Assis Chateubriand, arquiteta Lima Bo Bardi projetou MASP
O paisagismo e a arquitetura brasileiros costumam ser lembrados pelo trabalho de homens como Oscar Niemeyer (1907 - 2012) e Roberto Burle Marx (1909 - 1994). Muitas mulheres, contudo, ajudaram a desenhar prédios, lugares e paisagens mundialmente famosos, como o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - um dos principais cartões postais da capital paulista.
"As mulheres no Brasil, à semelhança do que ocorreu em toda a América Latina, começam a contribuir mais efetivamente para a arquitetura em torno da década de 1940. Na maior parte das vezes, atuaram em parceria com seus colegas homens, mas essa contribuição é pouco conhecida porque os nomes delas foram omitidos ou desconsiderados na atribuição da autoria dos projetos", explica a professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana Gabriela Godinho Lima.
Em São Paulo, maior cidade da América Latina, três mulheres ajudaram a projetar os principais espaços públicos: a arquiteta Lina Bo Bardi, a artista plástica Tomie Ohtake e a urbanista Rosa Kliass.
"A força plástica da presença das obras de Tomie Ohtake e Lina Bo Bardi em São Paulo, somadas aos projetos paisagísticos de Rosa Kliass, formam um roteiro maravilhoso da história da cidade de São Paulo", explica Lima.

Vale do AnhangabaúDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionPainel da Ladeira da Memória, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo
Além da importância do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, a pesquisadora afirma que estas três mulheres e suas obras ajudam a descrever a diversidade cultural de São Paulo.
"Tomie Ohtake, de origem japonesa, nasceu em Quioto em 1913, naturalizou-se brasileira e faleceu em São Paulo em 2015. Lina Bo Bardi, nasceu em Roma em 1914, naturalizou-se brasileira em morreu em São Paulo em 1992. Rosa Grena Kliass, nascida em São Roque e formada em 1955 na FAU - USP, é uma representante da comunidade judaica. As três formam, portanto, um trio que representa muito da história e cultura paulistana", conta.

Escultura de Tomie OthakeDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionEscultura vermelha e prata da Av Paulista. Em aço carbono, a escultura mede 8,5m de altura e pesa 7 toneladas.

Mulheres "excepcionais"

Lima explica que profissionais que ganharam protagonismo na projeção de construções públicas, como a arquiteta Lima Bo Bardi - que se tornou um marco internacional na arquitetura de museus com a construção do MASP - foram chamadas pela academia como "excepcionais".
"O papel de 'arquiteta excepcional' foi identificado em primeiro lugar pela pesquisadora americana Gwendolyn Wright e dá conta de explicar como essas mulheres, à custa de renúncias pessoais, como a constituição de uma família, ter filhos etc, alcançaram grande projeção e prestígio".

Escultura em Aço CarbonoDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionEscultura em Aço Carbono em Frente ao Edificio Berrini - projeto de Tomie Ohtake
A pesquisadora lembra que muitas dessas profissionais "excepcionais" tiveram seu protagonismo ignorado por anos. Um exemplo é a engenheira Carmem Portinho, que ajudou no Projeto do Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido por "Pedregulho" (1947), e no Museu de Arte Moderna (1952), ambos no Rio de Janeiro. "A autoria de ambos projetos foi atribuída, por muitas décadas, apenas a Affonso Eduardo Reidy. Até hoje é possível encontrar textos recentes que não reconhecem o papel de Portinho na concepção destas duas obras", informa Lima.
A construção do maior aterro do mundo, o Parque do Flamengo, inaugurado em 1965 no Rio de Janeiro, teve a participação de Maria Carlota Costallat de Macedo Soares que, segundo Lima, também teve seu protagonismo ignorado na arquitetura.
Apesar do pouco reconhecimento na arquitetura das cidades, algumas "excepcionais" conseguiram ter seu protagonismo valorizado: em 1997, uma das obras de Tomie Ohtake dedicadas a homenagear a imigração japonesa no Brasil foi inaugurada pelo próprio imperador japonês Akihito e imperatriz Michiko; em 2016, o conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi, foi eleito pelo jornal britânico The Guardian a sexta melhor construção do mundo.

SescDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionConjunto arquitetônico do SESC Pompéia por Lina Bo Bardi

Roteiro pelas construções de mulheres em São Paulo

A reportagem da BBC Brasil visitou as principais obras públicas de Bo Bardi, Ohtake e Kliass que ajudam a contar a história da cidade de São Paulo no século 20 e montou o roteiro abaixo.

- Construções de Lina Bo Bardi


Lina Bo Bardi na Casa de Vidro/ArquivoDireito de imagemINSTITUTO LINA E PM BARDI
Image captionA casa em que morou a vida toda, Casa de Vidro, no Morumbi, foi a primeira construção de Lina Bo Bardi
A italiana Lina Bo Bardi se mudou para o Brasil em 1946, com o final da Segunda Guerra Mundial, à procura de um país onde não se destruía, mas se construía. Tornou-se mundialmente famosa por projetar espaços voltados às artes em São Paulo.
MASP: Construído na década de 1960, Lina projetou o MASP, localizado na Avenida Paulista, a convite do jornalista Assis Chateaubriand. Vários de seus objetos pessoais, como parte da sua biblioteca particular, pertencem hoje ao acervo do museu. O prédio é tombado pelo Iphan.
Teatro Oficina: Além do MASP, Bo Bardi ajudou a construir um dos principais e mais antigos teatros em funcionamentos do Brasil, o Teatro Oficina, no bairro do Bixiga. Amiga do diretor e ator Zé Celso, Lina, que também atuou como designer, ajudou a montar diversos cenários e figurinos do Teatro Oficina.

Casa de VidroDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionA Casa de Vidro - Moradia Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por Lina Bo Bardi
Casa de Vidro: A casa em que morou a vida toda, Casa de Vidro, no Morumbi, foi a primeira construção de Lina Bo Bardi, hoje museu dedicado à memória da arquiteta, o Instituto Bardi. A construção, cercada paredes de vidro sem parapeitos, é ícone da arquitetura moderna no Brasil. O jardim de 7.000 m2 da casa foi plantado pela própria Lina, assim como parte dos móveis também foram desenhados pela arquiteta. Construída em 1951, a Casa de Vidro também ajuda contar parte da história cultural do Brasil, pois reunia amigos de Lina como Glauber Rocha.
Conjunto arquitetônico do SESC Pompéia: inaugurado na década de 1980, é outra obra de Lina e tombada pelo Iphan. O prédio apareceu na lista do The Guardian como um dos 10 melhores prédios do mundo.

- Paisagens de Rosa Kliass


Rosa Kliass, a primeira arquiteta paisagista mulher do BrasilDireito de imagemMARCELO SCANDAROLI
Rosa Kliass, 84 anos, nascida no interior de São Paulo, foi a primeira arquiteta paisagista mulher do Brasil, sendo a criadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

Parque da JuventudeDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionParque da Junvetude - Utilizando partes do antigo Carandiru - por Rosa Kliass
Na gestão do prefeito Faria Lima (1965-1969), ajudou a organizar o Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo (Depave). Projetou as áreas verdes da Avenida Paulista (1973) e a sinalização das placas da avenida, revitalizou a paisagem do Vale do Anhangabaú (1981), no centro de São Paulo, e transformou a área que abrigava o Complexo Penitenciário do Carandiru em um dos principais parques públicos paulistanos, o Parque da Juventude, na Zona Norte (concluído em 2007).

- Obras de Tomie Otake


Tomie Ohtake em 2013Direito de imagemDENISE ANDRADE
Image captionCom esculturas e painéis gigantes, Tomie Ohtake se transformou em 'ícone múltiplo', segundo Paulo Miyada
Com esculturas e painéis gigantes, Tomie Ohtake ajudou a narrar a participação dos imigrantes japoneses na formação de São Paulo, mas não somente. Segundo o arquiteto e curador do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Miyada, "No campo simbólico, Tomie Ohtake é reconhecida como ícone múltiplo, que contempla, a um só tempo: a singularidade da cultura nipo-brasileira desenvolvida no último século; a importância e ousadia das artistas mulheres na modernidade nacional; e o potencial inventivo de criadores que não cabem na alcunha de 'jovens'".
"Relembrar as obras de Tomie Ohtake é uma forma de identificar muitos dos espaços simbólicos que já tinham papel fundamental na vida na metrópole, como o centro histórico de São Paulo e a Avenida Paulista, e outros que ganharam mais e mais importância nesse período, como o Monumento à Imigração Japonesa na Avenida Vinte e Três de Maio e os painéis na linha verde do Metrô", explica o curador.
Monumento à Imigração Japonesa - Localizado na Avenida 23 de Maio. São quatro faixas de 12 metros de concreto, em formato de ondas, que representam as gerações de japoneses que vieram para o Brasil

Monumento à Imigração JaponesaDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionMonumento à Imigração Japonesa
Painéis "As Quatro Estações", localizados no metrô Consolação. Trata-se de um conjunto de quatro painéis de 2 metros por 15,40 metros.

PainelDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionPainel no metrô Consolação
Escultura vermelha e prata da Av Paulista - Em aço carbono, a escultura mede 8,5m de altura e pesa 7 toneladas.

Escultura de Tomie OthakeDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionEscultura vermelha e prata da Av Paulista.
Painel do Edifício Tomie Otake - Obra com 45 metros de altura e 10,80 metros de largura

Painel de AçoDireito de imagemGABRIEL GRESPAN
Image captionPainel de Aço no Instituto Tomie Ohtake - obra com 45 metros de altura e 10,80 metros de largura
BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário