O Design Museum, em Londres, exibe até 19 de fevereiro a exposição “New old”, mostrando o potencial do design para estimular e enriquecer o dia a dia das pessoas na velhice. As inovações apresentadas se propõem a acompanhar as demandas que vêm surgindo com o rápido envelhecimento da população mundial, e a mostra é dividida em seis seções, cada uma sob a responsabilidade de um designer: envelhecimento, identidade, casa, comunidade, trabalho e mobilidade.

O curador da exposição, Jeremy Myerson, disse ao jornal “The Guardian” que a forma de se pensar o envelhecimento mudou radicalmente. “Não se trata apenas das possibilidades tecnológicas, mas também como pensamos sobre envelhecer. As pessoas continuam ativas por muito mais tempo e nossos produtos e serviços têm que acompanhar isso. Essa é a geração rock´n´roll, que conhece design e sabe demandar”.

Uma das peças mais interessantes da mostra é uma espécie de roupa de baixo que usa tecnologia militar criada para ajudar soldados a carregar as pesadas cargas nos campos de batalha: ela dá um impulso que torna mais fácil se levantar e sentar. Isso é feito a partir de cápsulas com sensores e pequenos motores que reagem aos movimentos do corpo e proporcionam uma energia extra a quem usa a vestimenta. E o nome é de heroína de game: Aura.

Yves Béhar, o mesmo criador da roupa de baixo futurista, assina o projeto ElliQ, um robô que se poderia chamar de “assistente pessoal” com aparência de objeto decorativo falante: seu objetivo é conhecer os interesses e necessidades do usuário para mantê-lo ativo e motivado. Vai lembrar seu dono sobre a hora de tomar remédio, avisar a respeito mensagens e fotos que tenham chegado, e ainda sugerir uma caminhada ou a leitura de um livro, como mostra o vídeo protagonizado por uma simpática senhorinha.

Há ainda um Amazin Apartment inspirado nas dificuldades enfrentadas pelo pai do designer Sam Hecht – aos 87 anos, ele não conseguia se entender com a secadora de roupas. Hecht e Kim Colin bolaram um conceito de produtos domésticos de fácil manuseio e, principalmente, que vão agradar aos futuros idosos: você insere os dados sobre o que deve ter na geladeira, que ciclo de lavagem usa na máquina de lavar e todas as informações alimentarão a rotina da casa.

No quesito mobilidade, um patinete para vovôs e vovós poderosos: é o Scooter for Life, dobrável para não ocupar espaço e que tem inclusive um lugar para guardar compras. O modelo traz opcionais para quem tiver restrições: pode ser elétrico e com um banco para a pessoa se locomover sentada. Ser um novo velho pode significar uma experiência bem divertida.

Fotos de divulgação: Luke Hayes