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sábado, 18 de fevereiro de 2017

Cerca de 758 milhões de adultos não sabem ler e escrever; mulheres são maioria


Grande parte dos países não alcançou meta da Unesco de atingir 50% de melhoria de educação para esse grupo

GABRIELA VARELLA
16/02/2017

Cerca de 758 milhões de adultos (o que corresponde a 10,5% da população mundial), incluindo 115 milhões de pessoas com idades entre 15 e 24 anos, não sabem ler nem escrever uma frase simples. A conclusão é do Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O estudo, que está em sua terceira edição, supervisiona os compromissos feitos no Marco de Ação de Belém, de 2009, aprovado por 144 países, cujo intuito é melhorar o acesso à educação de adultos em âmbitos de governança, políticas, financiamento, participação e qualidade. Apesar de relatar avanços, os principais desafios permanecem: avançar na alfabetização e alcançar igualdade de gênero.

desigualdade de gênero na educação de jovens e adultos permanece como um desafio. Cerca de 63% dos adultos com baixa escolaridade são mulheres, embora o interesse esteja avançando no que diz respeito à paridade – em 44% dos países, elas são maioria nos processos de aprendizagem. A maior parte daqueles que estão fora da escola são meninas (9,7%), ante 8,3% dos garotos. Há um progresso em relação ao 2º Relatório Global lançado em 2013, em que foi constatado que o número de analfabetos chegava a 774 milhões de adultos, entre os quais 63,8% eram mulheres.

De acordo com a pesquisa, 42% dos países gastam menos de 1% de seu orçamento com a educação pública de jovens e adultos. A maioria dos países não conseguiu cumprir a meta da Educação para Todos – compromisso global firmado por 164 governos em 2000 para suprir necessidades básicas de educação e paridade de gênero, que ocorreu no Fórum Mundial de Educação em Dakar, no Senegal. O objetivo do programa era atingir 50% de melhoria nos níveis de alfabetização até 2015. Apenas 39 nações conseguiram chegar ao resultado estabelecido pelo Fórum.

O relatório mostra evidências de que a aprendizagem de adultos proporciona benefícios em diversos campos. O processo de alfabetização está relacionado a melhorias na saúde. Entre os países que participam da pesquisa, 65% deles relatam que saber ler e escrever aumenta o bem-estar do indivíduo, suas chances de empregabilidade e auxilia no desenvolvimento de valores democráticos do cidadão, melhorando a convivência social da comunidade em que estão inseridos. Dos 134 países, 81% afirmaram que foram criados programas de educação e capacitação nos estudos e na preparação para o trabalho para incentivar a aprendizagem de adultos.

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