Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 16 de maio de 2017

Maternidade x Empreendedorismo: como fazer essa equação dar certo

  / Por Pedro Antunes

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho. E também não é novidade que ter filhos e começar uma família requer tanta – ou mais – dedicação e trabalho. Há quem acredite que encarar esses dois desafios juntos é impossível. Mas existem milhares de mulheres que decidem seguir os dois sonhos e acabam alcançando sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Repetimos: ser mãe e empreendedora é trabalhoso, mas está longe de ser impossível. Não existe uma fórmula secreta para isso, mas maneiras de tornar os dois trabalhos um pouco mais fáceis e proveitosos. Se você está nesse dilema, nós podemos ajudar. Preparamos algumas dicas para ajudá-la nesta dupla função:
Seja super organizada
O primeiro passo para conseguir balancear trabalho e maternidade é ser organizada. Tente deixar os documentos que precisa em um lugar de fácil acesso, tenha tudo o que você precisa para trabalhar à mão, e não perca tempo com bagunça. Assim, consegue definir seu horário para os negócios e o tempo que vai passar com os filhos e a família.
Tenha um planejador
Pode ser uma agenda de papel ou um app, o importante é que você possa ver, com facilidade, os compromissos do seu dia. Aplicativos como Todoist e Any.Do, por exemplo, criam listas de tarefas para deixar sua rotina mais organizada. Já o Google Calendar, que já vem instalado em smartphones Android, e o Cal Calendar ajudam na hora de marcar reuniões ou outros compromissos fora do escritório. Separe assuntos de trabalho e assuntos pessoas, para que um não atrapalhe o outro. Quando se trata de filhos, é importante ser flexível. Afinal, imprevistos podem acontecer, mas se você tiver um planejamento, fica mais fácil dar conta de tudo.
Aproveite bem o tempo
Como falamos, imprevistos acontecem. Mas é essencial que você aproveite bem o seu tempo, tanto para o trabalho quanto para a família. É bem provável que o trabalho comece bem cedo e, às vezes, termine tarde. Afinal, você pode responder e-mails ou terminar relatórios fora do horário comercial. Marque reuniões ou faça qualquer atividade que exija sua presença das 8h às 18h. Talvez, você prefira fazer reuniões de manhã e ter a tarde mais livre para ficar com os filhos, ou vice-versa. O importante é dividir o seu tempo de uma forma que funcione melhor para você. Como a Lisella Zaffari falou aqui no Mulheres Seguras, “quando você é dona do próprio negócio, não existe diferença entre febre e partida de futebol. É você que decide”.
Pense à frente
No fim do dia, é provável que você esteja bem cansada. Mas pode ter uma manhã bem mais tranquila se deixar algumas coisas prontas na noite anterior. Por exemplo, deixar o café da manhã pré-preparado, separar as roupas das crianças para a escola, ou mesmo organizar a sua mesa de trabalho.
Crie uma rede de apoio
Não é novidade que fazer tudo sozinha deixa a situação bem mais difícil. No trabalho, sua sócia ou gerente sempre podem dar uma mãozinha. Em casa, nada mais justo do que contar com a ajuda do pai para cuidar das crianças, ou mesmo de uma tia ou da vovó. A Tânia Macriani, por exemplo, nos contou que a decisão de dividir as tarefas pessoais foi feita com o marido. “Nós sempre tivemos a consciência de que casa e filho se partilham”, comenta. É importante ter um sistema de apoio que permita que você seja mãe e tenha um negócio sem ficar completamente esgotada.
Cada mãe-empreendedora sabe da sua rotina e qual a melhor forma de organizá-la. E se você está pensando em encarar esse desafio duplo, tenha em mente essas dicas para organizar melhor seu tempo e suas prioridades. Você não precisa abrir mão de um sonho para realizar outro. Basta saber que, com dedicação, trabalho e organização tudo pode dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário