Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Crianças são quase um terço de todas as vítimas de tráfico humano, diz ONU em dia mundial

O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas foi lembrado no último domingo (30) com um apelo das Nações Unidas por mais apoio às vítimas desse tipo de crime. Organismo internacional alertou para os vínculos entre guerra, deslocamento forçado e contrabando de seres humanos. 

Jovens mulheres exploradas sexualmente na Colômbia. Foto: UNICEF/Donna DeCesare
Jovens mulheres exploradas sexualmente na Colômbia. Foto: UNICEF/Donna DeCesare
Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas foi lembrado no último domingo (30) com um apelo das Nações Unidas por mais apoio às vítimas desse tipo de crime. Organismo internacional alertou para os vínculos entre guerra, deslocamento forçado e contrabando de seres humanos.
“O conflito é um terreno fértil para atividades criminosas”, disse o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, por ocasião da data. “As pessoas forçadas a se deslocar de suas casas estão sujeitas ao tráfico de pessoas enquanto tentam desesperadamente escapar da violência.”
De acordo com o último Relatório Global do UNODC sobre Tráfico de Pessoas, na Síria, por exemplo, mulheres e crianças tinham menos probabilidades de serem traficadas antes de 2011. “Desde o início da crise síria, no entanto, um número crescente de países na Europa, Ásia e Oriente Médio detectaram vítimas de tráfico vindas desse país”, afirmou Fedotov.
“Com o crescimento evidente da capacidade que os conflitos têm de nutrir o crime, a comunidade internacional está reconhecendo cada vez mais a necessidade de enfrentar a vulnerabilidade das pessoas ao tráfico”, enfatizou o diretor, lembrando que, em 2016, o Conselho de Segurança da ONU aprovou sua primeira resolução sobre esse assunto.
Todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de seres humanos, seja como local de origem, trânsito ou destino das vítimas, explicou o UNODC. As crianças constituem quase um terço de todas as vítimas de tráfico humano em todo o mundo, de acordo com o último relatório da agência da ONU sobre o tráfico.
Neste ano, para marcar a data global, a ONU está promovendo um Fundo Fiduciário para apoiar vítimas de tráfico humano que, em todo o mundo, são alvo de exploração sexual e pornografia, remoção de órgãos, indigência e criminalidade forçada, entre outras violações de direitos. Iniciativa visa ampliar assistência prestada a essas pessoas por meio do financiamento de organizações não governamentais especializadas. Indivíduos vindos de áreas de conflito armado e identificados entre os grandes fluxos de refugiados e migrantes estão sendo priorizados.

Mais proteção para as crianças

Duas especialistas em direitos humanos independentes da ONU alertaram, no último sábado (29), que os atuais sistemas destinados à proteção de crianças migrantes estão falhando, deixando muitas suscetíveis ao tráfico e a outras formas de exploração.
As relatoras especiais Maria Grazia Giammarinaro — sobre tráfico de pessoas e Maud de Boer-Buquicchio — sobre comércio e exploração sexual de crianças —, afirmaram, em comunicado, que todas as crianças que fogem do conflito, especialmente as que viajam sozinhas, são vulneráveis a abusos de diferentes tipos, como o assédio sexual e o trabalho infantil.
No início de setembro, a Assembléia Geral da ONU discutirá o tráfico de pessoas e o tráfico de migrantes em uma sessão especial em Viena, na Áustria, onde está localizada a sede do UNODC. O evento faz parte dos preparativos para um pacto global sobre migração que deverá ser concluído e adotado em 2018.
O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, lembrado em 30 de julho, foi estabelecido pela Assembléia Geral da ONU em 2013 para conscientizar a população sobre a situação das vítimas do tráfico humano e para promover a proteção de seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário