Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 3 de fevereiro de 2018

29 mulheres são presas no Irã por tirar o véu em público


Em movimento contra a obrigatoriedade islâmica do uso do véu, iranianas protestam em todo o país tirando o hijab e pendurando-o em uma vara

A polícia do Irã deteve quase trinta mulheres em Teerã por terem tirado o véu (chamado de hijab no mundo islâmico) em público para protestar contra o uso obrigatório desde a Revolução Islâmica de 1979, informaram vários veículos locais.

Em todo o país mulheres têm protestado contra o uso do véu subindo em caixas de equipamentos de telecomunicações presentes em boa parte das cidades locais e expondo o véu pendurado em uma vara.
“A polícia prendeu 29 pessoas que perturbaram a ordem social e as entregou à Justiça”, indicou em uma declaração à polícia de Teerã, publicada pelas agências de notícias Fars, Ilna e Tasnim, sem dar mais detalhes.
Nos últimos dias, diversas fotos foram publicadas nas redes sociais, aparentemente tiradas em Teerã e outras cidades, de mulheres na rua com a cabeça descoberta e o véu pendendo em uma vara como desafio.
No Twitter, uma imagem compartilhada mostra uma mulher religiosa participando do protesto em solidariedade às mulheres que, ao contrário dela, não querem usar o véu.



انتخاب کرده چادری باشد و برای حق انتخاب بقیه زنان این سرزمین بیرق برافراشته. زیبایی دیگر چه می‌تواند باشد؟!

Essas ações de protesto seguem o exemplo de uma mulher iraniana presa no fim de dezembro depois de ter escalado um mobiliário urbano em Teerã com a cabeça descoberta e seu véu amarrado à ponta de um cabo de vassoura.
A jovem foi libertada após um mês de detenção, de acordo com o advogado Nasrin Sotudeh, que milita em favor dos direitos humanos no Irã.
A lei vigente no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979 exige que as mulheres saiam às ruas com um lenço sobre suas cabeças e seus corpos cobertos por roupas “modestas”, preferencialmente longas, mas que, no mínimo, cubram os joelhos, os ombros, o colo e o cotovelo.
O zelo da polícia –na realidade, dos basijis, a polícia religiosa do país — na aplicação desta lei, no entanto, diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Um número crescente de mulheres em Teerã e outras grandes cidades do país exibe claramente seus cabelos.
Em alguns bairros da capital podem-se ver, inclusive, mulheres ao volante e com o véu caído sobre os ombros.
Com a aproximação do 39º aniversário da Revolução Islâmica, em 11 de fevereiro, alguns iranianos resolveram protestar contra essa campanha de libertação feminina postando nas redes sociais fotos da bandeira nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário